Conserto de Celulares em Florianópolis - Assistência Técnica

Controle_parental_aprenda_a_monitorar_o_celular_do_seu_filho.jpg-350x230

A criança e o smartphone: saiba como orientar seu filho

Sob a orientação de um adulto, a utilização de smartphones e tablets pela criança pode ser benéfica e proporcionar vantagens para o seu desenvolvimento, da educação ao divertimento. O contato cada vez mais cedo com a tecnologia assusta alguns pais, mas é realidade. Portanto, aos adultos, nos basta enxergar os benefícios que a tecnologia oferece à criança e saber orientar seu uso.

É muito importante que as crianças mantenham suas rotinas, brincando, correndo e estudando. O momento que ela tem para manusear o tablet ou smartphone deve acontecer sob a sua supervisão. No post de hoje, descubra algumas dicas sobre como você pode orientar o seu filho no bom uso de um smartphone ou tablet. Confira!

Oriente sempre

Crianças são rápidas e absorvem conhecimentos com uma velocidade impressionante. Você mal entregou o aparelho em suas pequenas mãos e elas já estão fuçando tudo. Mas essa inteligência tecnológica não basta para um bom uso: você precisa orientá-las sempre. Diga o que pode ou não ser feito, como acessar somente os aplicativos em uma pasta específica, por exemplo.

Participe mais

Não basta fazer o download do app ou jogo e deixar a criança descobrir o resto. Participe também, aprendendo a manusear as mesmas coisas que o seu filho. Jogos e aplicativos educativos são excelentes para serem realizados em conjunto. Quando crianças descobrem algo de que gostam muito – como um jogo ou vídeo -, elas costumam acessá-los com frequência e querer mostrar para todo mundo. Portanto, preste atenção quando seu filho quiser lhe mostrar algo no smartphone.

Fale sobre perigos reais

Alguns joguinhos e aplicativos necessitam de conexão com redes sociais, e isso abre uma infinidade de possibilidades para a criança, como a de entrar em contato com pessoas estranhas. Estabeleça limites e explique de maneira didática que o real e o virtual não são realidades distintas e que, assim como na rua, no smartphone e no tablet não se pode falar com estranhos. Se ela gostar de jogos multiplayer ou com chats, oriente a criança a jamais revelar seu nome verdadeiro, idade e lugar onde mora.

Estabeleça um horário

A criança não pode deixar de fazer suas atividades para ficar no smartphone ou no tablet o dia todo. Não é saudável para ela e muito menos para você. Lembre-se de quando você era criança e seus pais colocavam horários fixos para jogar videogame ou acessar a internet. Faça o mesmo com seu filho. Não deixe que ele ande com o carregador o tempo todo, assim, ele naturalmente irá aprender a controlar por si mesmo o uso do aparelho.

Tenha cuidado com os fones de ouvido

A audição da criança não é completamente desenvolvida e, portanto, o uso de fones de ouvido pode prejudicá-la. Evite o uso do acessório, exceto se o mesmo foi criado especialmente para os pequenos e possui a certificação do Inmetro. Oriente seu filho a jogar e a assistir vídeos sem fone, mas não com o volume muito alto, para que ele não fique totalmente alheio ao que está acontecendo ao redor.

Use a tecnologia a favor da sua família

Você sabia que alguns aplicativos podem te auxiliar no controle daquilo que o seu filho acessa no celular ou tablet? Separamos dois para que você possa escolher:

  • Kaspersky Parental Control: aplicativo gratuito para os sistemas iOS e Android que permite controle do uso de aplicativos e filtros na internet.
  • SmyleSafe Parental Controls: aplicativo pago para os sistemas iOS e Android. Possui como vantagem uma função onde o administrador do aparelho recebe um e-mail quando o usuário (seu filho) tenta acessar algo que você restringiu.

O mais importante é que o seu filho use a tecnologia para desenvolver-se. É importante que ele tenha contato com smartphones, tablets, Smart TVs e vídeos, assim como faz-se necessário que a criança fique longe dos aparelhos por um tempo.

Qual é a experiência do seu filho com smartphones e outros gadgets? O que você faz para controlar seu uso? Deixe seu comentário, conte pra gente e troque experiências com nossos leitores!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email