Conserto de Celulares em Florianópolis - Assistência Técnica

Phone charging with energy bank. Depth of field on Power bank

6 mitos e verdades sobre bateria de celular que você desconhece

Os aparelhos celulares e smartphones fazem parte do nosso cotidiano. Porém, com suas inúmeras funções e devido ao uso intenso de internet, e-mail, redes sociais e aplicativos, a bateria de celular tende a acabar rápido. Com isso, surgem várias dúvidas.

Afinal, a bateria de celular vicia se for carregada todos os dias? É verdade que a vida útil da bateria reduz com o tempo? No post de hoje, desvendamos alguns mitos e apresentamos as verdades sobre a bateria de celular. Confira!

Mitos

A bateria vicia se for carregada antes de acabar

Um dos maiores mitos sobre a bateria de celular é que ela “vicia” — ou seja, perde a capacidade de carga e acaba muito mais rápido — se você não esperar que ela descarregue completamente antes de carregar de novo. O mesmo raciocínio valeria para quando o aparelho é tirado da carga antes de completar 100%.

Na verdade, o ideal é carregar o aparelho quando ele está entre 40% e 80% de bateria para, assim, preservar a vida útil da mesma. A vida útil da bateria é medida em ciclos de carga, contados sempre que a bateria descarrega completamente.

É perigoso deixar o celular carregando a noite inteira

Outro mito sobre a recarga da bateria é que deixar o telefone carregando a noite inteira poderia deixar o aparelho viciado ou danificar a bateria. Os telefones atuais possuem baterias inteligentes e, por isso, a recarga é interrompida quando a carga está completa — mesmo se o telefone ainda estiver na tomada.

É preciso fazer uma primeira carga mais longa para que a bateria dure mais

Outro mito herdado dos celulares antigos e de outros velhos aparelhos com baterias recarregáveis é que seria necessário fazer uma recarga mais longa antes de utilizar o telefone pela primeira vez. Isso era uma realidade com as antigas baterias de níquel cádmio, mas não é necessário com as baterias modernas de lítio.

Verdades

A bateria perde a capacidade de carga com o tempo

Apesar de as baterias modernas serem mais inteligentes e fáceis de recarregar, é verdade que, com o tempo, elas perdem a capacidade de manter a carga por mais tempo. Com o passar do tempo e o aumento dos ciclos de bateria — que, como mencionado, são contados sempre que a bateria descarrega completamente — é normal que ela passe a durar menos.

O celular carrega mais rápido no modo avião

Quando você precisa de uma carga rápida, não tenha dúvidas: a bateria de celular vai carregar mais rápido se você ativar o modo avião. Isso acontece porque, no modo avião, o telefone se desconecta das redes de celular e de tráfego de dados e, por isso, torna-se mais econômico. Assim, o tempo de recarga é reduzido!

Carregadores universais ou genéricos podem danificar o telefone

Esse mito é parcialmente verdadeiro. Quando você usa carregadores genéricos ou de baixa qualidade, é possível que a corrente suportada pelo carregador seja superior à corrente do seu celular. Nesse caso, a sua bateria pode acabar queimando.

Porém, esse é um problema apenas para o plugue de tomada, e não para o cabo — você pode substituir um cabo original que quebrou por outro sem maiores preocupações, desde que o carregador de tomada seja o original do fabricante.

Agora, você está preparado para cuidar melhor da bateria de celular e do seu aparelho! E que tal espalhar os mitos e verdades sobre o assunto com seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e divida estas importantes informações!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email