Conserto de Celulares em Florianópolis - Assistência Técnica

5-erros-que-prejudicam-a-vida-util-do-seu-celular-350x230

5 erros que prejudicam a vida útil do seu celular

“Vida longa ao telefone móvel”! Isso é exatamente o desejado para os aparelhos, porém, nem sempre as atitudes preventivas necessárias são tomadas, a fim de estender ao máximo a vida útil do celular.

Portanto, neste post, vamos ver alguns dos principais erros que danificam os aparelhos e que devem ser evitados. Afinal, como diz a sabedoria popular, sempre é melhor prevenir do que remediar.

1. Descuidar da temperatura

Para preservar a bateria, nunca deixe que o celular atinja mais do que 35 ºC, caso contrário, a bateria será prejudicada. Permitir que a temperatura do telefone móvel chegue abaixo de 0 ºC também poderá estragar a bateria.

Contudo, existem aplicativos como o Cooler Master, para o sistema operacional Android, e o iStat, para o iOS, que te ajudam a controlar da temperatura do celular.

Para conservá-lo, o ideal é mantê-lo em locais frescos e arejados, além de nunca deixá-lo exposto ao sol. Caso perceba que o aparelho está esquentando muito com o uso, considere encerrar os aplicativos em funcionamento e diminuir o brilho da tela. Se o problema persistir, desligue-o por alguns instantes.

2. Usar carregador de péssima qualidade 

Cada aparelho possui especificações técnicas próprias, portanto, usar carregadores de outros modelos de celular, ou ainda, carregadores de baixa qualidade, poderá prejudicar o funcionamento da bateria. 

Até mesmo carregar o celular via USB no notebook não é uma boa prática, isso porque a corrente elétrica das duas entradas USB oscilam muito. Por isso, use preferencialmente a tomada para reabastecer sua bateria, e nunca utilize o smartphone durante esse período, a fim de não superaquecer a bateria.

3. Deixá-lo desatualizado

Se possível, mantenha o sistema operacional do celular e os aplicativos atualizados, já que essas atualizações geralmente trazem correções de funcionamento, melhoram o desempenho da bateria e ainda conferem mais segurança para o dispositivo.

Falando em segurança, é fundamental não deixar seu smartphone sem um bom antivírus, pois existem vírus na internet que, além de roubarem suas informações, ainda podem prejudicar o aparelho.

4. Não limpá-lo periodicamente

Algumas pessoas podem simplesmente esquecer de limpar o aparelho por muito tempo. A falta de higiene pode ocasionar acumulo de sujeira nas entradas do fone e do carregador, assim como nos sistemas de áudio, prejudicando a vida útil do celular.

O mais indicado é realizar a limpeza em períodos curtos de tempo, utilizando panos secos e macios. Se o objetivo é desinfetar o celular contra germes, então use o pano umedecido com álcool isopropílico ou etílico. 

Porém aqui cabe um alerta: o álcool pode desgastar a superfície do aparelho ou deteriorar a tela. Por isso, se não quiser correr riscos, você deverá levar o aparelho para ser higienizado em uma empresa de manutenção especializada.

5. Não colocar capa e película protetora

Esse é um erro cometido cada vez menos, mesmo assim, é comum ver alguém com a tela do smartphone destruída. Nesse caso, será importante consertá-lo contratando um serviço de manutenção especializada. Capas de proteção e películas de tela preservam a integridade do celular em caso de quedas ou pancadas.

Algumas vezes, o aparelho não aparenta nenhum problema após sofrer um choque com superfícies, no entanto, esses choques podem danificar componentes internos, causando defeitos posteriormente. Além disso, as películas de tela também proporcionam mais segurança em relação a sua limpeza.

Evitando os erros listados no post, a vida útil do celular poderá ser prolongada, afinal, esses dispositivos são cada vez mais significativos para nossa comunicação, trabalho, estudo e entretenimento.

Gostou das dicas? Então participe deixando seu comentário!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email